Inaugurada Cátedra em Português na Universidade de Goa
Foi inaugarada no passado dia 23 de novembro a Cátedra Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara, na Sala de Conferências do edifício Central da Universidade de Goa.
A cerimónia, onde estiveram cerca de 100 pessoas, foi presidida pelo Reitor da Universidade de Goa, Professor Varun Sahni, e estiveram presentes a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e o Cônsul Geral de Portugal em Goa, Hugo Cardoso, investigador e professor no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
Hugo Cardoso, durante a apresentação do plano de actividades para os próximos 3 anos, fez também referência a um projecto que está inerente que "vai-se centrar, por um lado, no estudo da especificidade do português falado em Goa e, por outro, na relação do português com as línguas asiáticas e com as línguas indianas em particular".
O nome escolhido para a Cátedra é uma homenagem a Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara tendo sido um “acérrimo defensor do Concani” e responsável por “vários trabalhos de investigação sobre a relação entre esta língua indiana e Português”, explicou Delfim Correia da Silva, responsável pelo Departamento de Português.
No fecho da cerimónia Nádia Rebelo, Franz Schubert Cotta e alunos do Mestrado de Artes em Literatura e Cultura Portuguesas, interpretaram temas musicais em português e em Concanim.
Fontes:
Observatório da Língua Portuguesa